Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Alfa & Ómega

Blog não-científico de uma investigadora científica. Sobre devaneios, aventuras e opiniões diversas.

Com a chegada do novo ano vêm as novas resoluções. Beber mais água, comer de forma saudável, praticar desporto, ler mais, acordar mais cedo, blá blá blá. É de facto uma altura do ano em que fazemos uma análise do que se passou de bom e de mau nos últimos 365 dias e ficamos com uma visão mais optimista de tudo. Assim, damos por nós a prometer a nós mesmos que agora é que é, agora é que nos vamos portar bem e fazer isto e aquilo. A verdade é que, na maioria das vezes, estas resoluções falham. 

 

Eu não sou diferente da maioria das pessoas e também tenho o costume de fazer as minhas resoluções de ano novo. Este ano até fiz uma coisa que nunca tinha feito: escrevi as minhas resoluções por escrito, para que assim não me esqueça de nenhuma (ou faça de conta que me esqueci). O objectivo é no dia 31 de Dezembro de 2015 voltar às resoluções e verificar quantas de facto foram cumpridas (ou semi-cumpridas)!

 

A propósito deste tema, recentemente li na internet um artigo interessante que falava sobre quanto tempo leva o ser humano a formar um novo hábito. Sim, porque a nossa vida é feita de hábitos e quando realmente nos habituamos a fazer alguma coisa, ela passa a fazer parte de nós e deixa de ser um "sacrifício". Como o beber 1L de água, ou comer comida com menos sal ou correr todos os dias. 

 

Se fizerem uma breve pesquisa na net, a maioria dos sites que fala sobre o tema diz-nos que são necessários entre 20 a 30 dias para formar um novo hábito. Se o fizermos todos os dias, no final desse tempo já o faremos sem dar por isso. No entanto, parece que não é bem assim. No artigo que eu li, chegaram à conclusão que o tempo é diferente entre indivíduos e entre tarefas - o que faz bastante sentido. Senão vejamos, o tempo que demoramos a adquirir o hábito de beber 1L de água por dia não pode ser o mesmo que levamos para nos habituarmos a levantar às 7h da manhã. Pelo menos para mim que adoro dormir não será. Assim, se ao final de 20 dias ainda vos custar realizar uma nova tarefa ao qual se propuseram, não desanimem, é normal!! 

 

Como já devem ter reparado, já passou algum tempo desde que fiz o meu último post aqui no blog. A verdade é que os últimos meses do ano foram para esquecer e andei cheia de trabalho e stress e foi-me difícil escrever. Depois, como ainda tinha começado à pouco tempo, ainda não tinha ganho o hábito de cá vir e, por isso mesmo, com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, nem me lembrava dele. Volta e meia lá me vinha à cabeça e só pensava numa coisa: tenho mas é de fechar o estaminé que não tenho vida para isto. 

 

Mas ano novo, vida nova! Tomei a resolução de não desistir assim tão fácil! Não senhora, há que dar um bocadinho mais de luta. A ver vamos se começo a cá vir com mais frequência e se consigo tornar disto um hábito!!

Quanto tempo será necessário para formar o hábito de escrever regularmente num blog? Hmm.. espero que não seja muito!

 

 

 

 

 


Andam algumas teias de aranha no ar...

... eu sei! Mas ainda não desisti de vocês! Simplesmente têm sido uns dias complicados mas em breve terão novidades minhas. Me aguardem! 


Challenge Report

Aqui há uns dias lancei um desafio a mim mesma - o de ganhar o hábito de me deitar e levantar cedo (ver aqui)

Como já passou algum tempo, venho agora contar-vos como correu. Pois que pior não podia ter sido. Foi uma autêntica desgraça, foi o que foi. Adorava dizer-vos que me deitei sempre cedinho, que me levantei com as galinhas e me portei super bem. Mas qual deitar cedo? Logo para começar bem a semana, no Domingo devo ter ido para a cama perto das 2h da manhã. É claro que não me levantei às 8h no dia a seguir, isso nem é precido dizer! E o mesmo não aconteceu nem na terça, nem na quinta. Na segunda à noite até cumpri a parte do me deitar cedo (eram 23h quando fui para a cama - milagre!!) e apesar de o despertador ter tocado às 8h (como tem tocado desde então, uma vez que estipulei que teria de me levantar a essa hora), só me levantei uns 45 minutos depois. Não adianta. Eu não consigo saltar da cama quando o ouço tocar. Será que sou só eu que preciso de ficar ali deitada uns minutos (não alguns, muitos) até me conseguir levantar? Acho que para mim só funciona se colocar o despertador a tocar aí uma hora antes da hora a que realmente me quero levantar! Mas depois não faço isso porque acho que estou a desperdiçar uma hora de sono! Ai, tantos problemas...

Na quinta e na sexta a coisa correu melhor. Até porque tinha compromissos a hora marcada e não podia fugir muito da hora. Mas esta semana voltou a começar da pior forma (as segundas são horríveis mesmo!). Hoje voltou a correr melhor mas a verdade é que ainda não consegui cumprir tudo devidamente tal e qual como eu propus. Muito menos ser consistente no horário. Mas ainda não desisti!! Eu sabia que não ia ser fácil, achavam que ia mudar toda uma vida de má rotinas de um dia para o outro? Nah... Mas tenham fé! Eu ainda chego lá!!