Com a chegada do novo ano vêm as novas resoluções. Beber mais água, comer de forma saudável, praticar desporto, ler mais, acordar mais cedo, blá blá blá. É de facto uma altura do ano em que fazemos uma análise do que se passou de bom e de mau nos últimos 365 dias e ficamos com uma visão mais optimista de tudo. Assim, damos por nós a prometer a nós mesmos que agora é que é, agora é que nos vamos portar bem e fazer isto e aquilo. A verdade é que, na maioria das vezes, estas resoluções falham.
Eu não sou diferente da maioria das pessoas e também tenho o costume de fazer as minhas resoluções de ano novo. Este ano até fiz uma coisa que nunca tinha feito: escrevi as minhas resoluções por escrito, para que assim não me esqueça de nenhuma (ou faça de conta que me esqueci). O objectivo é no dia 31 de Dezembro de 2015 voltar às resoluções e verificar quantas de facto foram cumpridas (ou semi-cumpridas)!
A propósito deste tema, recentemente li na internet um artigo interessante que falava sobre quanto tempo leva o ser humano a formar um novo hábito. Sim, porque a nossa vida é feita de hábitos e quando realmente nos habituamos a fazer alguma coisa, ela passa a fazer parte de nós e deixa de ser um "sacrifício". Como o beber 1L de água, ou comer comida com menos sal ou correr todos os dias.
Se fizerem uma breve pesquisa na net, a maioria dos sites que fala sobre o tema diz-nos que são necessários entre 20 a 30 dias para formar um novo hábito. Se o fizermos todos os dias, no final desse tempo já o faremos sem dar por isso. No entanto, parece que não é bem assim. No artigo que eu li, chegaram à conclusão que o tempo é diferente entre indivíduos e entre tarefas - o que faz bastante sentido. Senão vejamos, o tempo que demoramos a adquirir o hábito de beber 1L de água por dia não pode ser o mesmo que levamos para nos habituarmos a levantar às 7h da manhã. Pelo menos para mim que adoro dormir não será. Assim, se ao final de 20 dias ainda vos custar realizar uma nova tarefa ao qual se propuseram, não desanimem, é normal!!
Como já devem ter reparado, já passou algum tempo desde que fiz o meu último post aqui no blog. A verdade é que os últimos meses do ano foram para esquecer e andei cheia de trabalho e stress e foi-me difícil escrever. Depois, como ainda tinha começado à pouco tempo, ainda não tinha ganho o hábito de cá vir e, por isso mesmo, com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, nem me lembrava dele. Volta e meia lá me vinha à cabeça e só pensava numa coisa: tenho mas é de fechar o estaminé que não tenho vida para isto.
Mas ano novo, vida nova! Tomei a resolução de não desistir assim tão fácil! Não senhora, há que dar um bocadinho mais de luta. A ver vamos se começo a cá vir com mais frequência e se consigo tornar disto um hábito!!
Quanto tempo será necessário para formar o hábito de escrever regularmente num blog? Hmm.. espero que não seja muito!