Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alfa & Ómega

Blog não-científico de uma investigadora científica. Sobre devaneios, aventuras e opiniões diversas.

Gordos vs Magros

Há uma coisa que sempre me intrigou: porque é que as pessoas têm sempre tanto cuidado ao falar de um gordo, de forma a não ferir susceptibilidades, mas o mesmo não acontece quando falam dos magros?

Quando revemos um amigo que está gordo, dizemos: "estás mais cheiinho", ou então "está mais fofinha" quando na verdade a pessoa está balofa mesmo. Gorda. No entanto, se for uma pessoa magra de mais, não há qualquer problema em dizer "estás tãão magra, pareces um pau de virar tripas"! 

Porque é que se tem tanto cuidado para não se ofender os gordos mas para falar mal dos magros já não há qualquer censura? 

Acho que as pessoas assumem que o gordo é assim pela genética, coitadinho, tem tendência a engordar e não queremos que fique triste com algum comentário maldoso e vá para casa enfardar mais um pacote de bolachas e outro de batatas fritas. O magro não! Tem é a mania das dietas, deve achar que é modelo ou o raio, e depois exagera, fica demasiado magro, parece um esqueleto ambulante.

Desenganem-se meus amigos!! Não é bem assim! Se o gordo é gordo, é porque come mais do que o que precisa sim senhora. Pode ter uma tendência genética para engordar, um metabolismo mais lento, mas se tem peso acima da média é porque ingere mais calorias do que aquelas que precisa/gasta. E nem todos os magros gostam de ser magros! A grande maioria faz de tudo para conseguir engordar, muitas vezes até recorrendo a uma alimentação à base de alimentos calóricos, que não é benéfica para a saúde, mas o seu metabolismo não o permite. Quando conseguem engordar 2 kgs é a alegria lá em casa, mas depois se for preciso perdem 3 kgs na semana seguinte num abrir e fechar de olhos.

Os magros também têm sentimentos. Também sofrem de complexos com o corpo. Haja mais bom-senso senhores. Acho muito bem que não queiram ofender os gordos, até porque ninguém deveria julgar o corpo de ninguém, cada um é como é e é na diferença que está a beleza. Mas por amor da santa, também não descarreguem tudo sobre os magros, que bem dispensam ouvir o mesmo tipo de comentário pela enésima vez!

 

comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.